Formar Laços

O que é "Laços na Comunidade"?


Laços na Comunidade é um projecto educativo cujo objectivo é sensibilizar para a prevenção e detecção precoce do cancro da mama. Para tal, conta com voluntários, devidamente formados, que são responsáveis por realizarem workshops gratuitos em diversos locais incluindo escolas, centros de saúde e empresas.

Propomos um workshop que poderá ser adaptado a diversos públicos com duração entre 30 e 60 minutos. A temática foca a prevenção, rastreio e detecção precoce e o tema é "tome conta de si".

Caso esteja interessado em agendar um workshop ou saber quais os condições, envie o seu pedido e os seus contactos através do formulário na secção Contactos no nosso site.

"Formar Laços"

3ª Edição do Formar Laços - Inscrições Abertas!

Datas importantes:
7 de Junho de 2013: Data limite para envio da ficha de inscrição
11 de Junho de 2013: Resposta aos candidatos
15 de Junho de 2013: Formação em Lisboa

A Laço está à procura de voluntários na área da saúde, preferencialmente com formação em enfermagem ou psicologia, de todo o país, para a posição de formadores no programa Laços na Comunidade.

Para tal, vai realizar a 3ª Edição de Formar Laços: Curso de formadores do Programa Educativo sobre o Cancro da Mama, no dia 15 de Junho em Lisboa onde abordará a temas como "cancro da mama, o que é?; "factos e mitos associados ao cancro da mama"; "o conceito Tome conta de si!, entre outros. Contará também com a presença de especialistas.

Estão disponíveis 15 vagas.

Os voluntários serão responsáveis por realizarem workshops em escolas, Centros de Saúde e empresas, na sua área geográfica de residência, com o objectivo de sensibilizar e educar para a prevenção do cancro da mama na sua comunidade.


Responsabilidades:

Apresentar o programa Laços na Comunidade ao público-alvo utilizando os materiais que a Laço disponibiliza para o efeito
Promover o programa junto do público-alvo, procurando oportunidades de apresentação
Manter registo das formações e preencher um pequeno relatório disponibilizado pela Laço

Requisitos:

Ter Formação Superior na área de saúde ou ser aluno do último ano, preferencialmente, dos cursos de Enfermagem ou Psicologia;
Boas capacidades verbais e gosto por falar em público;
Capacidade demonstrada de trabalhar eficazmente com um grupo diverso de pessoas;
Interesse pela temática;
Participar com sucesso no dia de formação "Formar Laços"
O que a Laço oferece:
Formação específica na área (Com um formato de um dia, são abordados temas médico-científicos e relacionados com técnicas de comunicação. Serão convidados palestrantes especializados que habitualmente já cooperam com Laço.)
Possibilidade de integrar um grupo de referência na área em que se insere.

Como se pode Candidatar?

P.f. preencha a ficha de inscrição que disponibilizamos no final desta página.

Formar Laços é destinada preferencialmente a Enfermeiros e Psicólogos que voluntariamente levarão a cabo formações sobre o Cancro da Mama em Escolas, Centros de Saúde e Empresas com o objectivo de sensibilizar e educar para a prevenção e boas práticas no cuidado do Cancro da Mama. Pretende-se assim estender a rede de formadores a todo o país, garantindo equidade de acesso, qualidade dos conteúdos apresentados, bem como uma uniformização da mensagem de acordo com os princípios orientadores da Laço.

Com um formato de um dia, serão abordados temas médico-científicos e relacionados com técnicas de comunicação. Serão convidados palestrantes especializados que habitualmente já cooperam com Laço.

Materiais:

Serão entregues aos formandos materiais com as seguintes temáticas:
Informação acerca do cancro da mama Apresentações dos formadores
Uma sessão de formação tipo
1 Kit Escolas Actividades
Documentação onde se incluem os materiais da Laço
DVD com vídeos da Laço

Características da Formação:

A formação realiza-se durante o dia de sábado (09:00h – 17:30h horário sujeito a confirmação);

Possibilidade de alojamento de sexta para sábado para pessoas que venham de fora (consideramos distâncias superiores a 100 km, mas avaliaremos caso a caso).

Avisos:

A participação no Formar Laços depende da aceitação da candidatura enviada.

A Laço reserva-se o Direito de poder adiar ou cancelar esta Formação. Caso aconteça, haverá lugar a informação através do site.