segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Recebido de uma mulher na luta contra o cancro

Em Março fiz uma histerectomia radical devido a um carcinoma no útero. Já em casa comecei a sentir uma dor muito forte no peito, mesmo na «fronteira» com a mama e só dias depois me apercebi do altinho que ali tinha. Passados uns dias tive consulta de ginecologia e a médica encaminhou-me para um cirurgião. Decidi-me então pela cirurgia, que decorreu no dia 8 de Setembro. Correu tudo muito bem( disseram-me que o nódulo tinha muito bom aspecto) e a recuperação foi óptima, tanto que no dia seguinte já estava nas reuniões da escola.

O pior veio a seguir... Quando fui à consulta, no dia 23 de Setembro, o médico verificou se estava a cicatrizar bem (afinal era só um cortezinho com cerca de 1cm) e começou a falar muito calmamente. Disse-me que o mamilo que me tinham tirado era supra-numerário mas que o nódulo era, afinal, um carcinoma e que ia ter que ser operada novamente.

Nesse momento a vida passou-me toda pela frente, como que um flash, revivi o que já tinha passado em Janeiro quando soube do carcinoma no útero, as lágrimas começaram a cair pela face e as mãos começaram a tremer...« Meu Deus...-pensava eu- Outra vez? Porquê eu? Porquê a mim?...» Olhava para a minha cunhada e também ela chorava...Então tentei acalmar-me e ouvir tudo o que o médico tinha para me dizer.

O carcinoma estava ainda em fase inicial e se tivesse feito apenas a biópsia poderia não se ter descoberto pois poderia ter sido colhido tecido benigno. De qualquer modo tinha que ponderar a ideia de poder vir a ficar sem a mama. Só os futuros exames e a cirurgia seguinte o determinariam.

«No meio do azar teve muita sorte» disse o médico que me realizou a eco. E é verdade. Fui operada dia 13/10. Alargaram as margens e retiraram três gânglios sentinela, os quais deram negativo. O tecido que retiraram também estava «limpinho».

Vou ter que fazer umas sessões de radioterapia, por prevenção, mas o pior já passou. Estou a recuperar muito bem, felizmente. Retirei os pontos da axila na 6a feira e hoje retiro os da mama. Vou continuar mais uns dias de atestado, para continuar a recuperação e ganhar forças para voltar a trabalhar e a encarar a vida como ela se apresenta.

Queria aqui deixar o meu agradecimento ao Dr. P., por ser incansável e por todo o apoio que me tem dado ao longo deste processo. Um muito obrigada à minha cunhada, que mais que isso é minha amiga, pelo apoio que me tem dado e pela ajuda que me tem prestado. Um grande obrigada à minha mãe, ao meu irmão, ao meu filho e à minha sobrinha por todo o apoio e amor que me dedicam e um grande obrigada e bem-haja às minhas amigas, as quais têm sido incansáveis.

Um grande bem -haja à Laço por promover acções como está.

Por último um conselho a todas as mulheres: façam o rastreio e, em caso de dúvida, não facilitem. Afinal, amanhã pode ser tarde de mais.

Sem comentários: