quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Laços na Comunidade" visita a Escola Secundária Quinta do Marquês

No âmbito do Programa “Laços na Comunidade” promovido pela nossa Associação, a Presidente Lynne Archibald foi a convidada especial de um workshop organizado por um grupo de alunos do 7.º ano da Escola Secundária Quinta do Marquês em Oeiras.
Esta apresentação abordou as histórias do “Laço” e da “Laço” e alertou para a importância de um dos grandes alvos da nossa missão, que é a prevenção.

História do Laço Cor-de-rosa:
O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa. O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do Cancro da Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do cancro da mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância.Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do “Self”, uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness. Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque. Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida. No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja. Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia “ O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.” A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais. Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama. 
A Laço adoptou este símbolo em 2000, ano em que foi fundada a Associação, ligando-o à sua imagem e adaptando-o ao seu logotipo.

Laço foi fundada por cinco mulheres em homenagem a uma amiga comum que teve cancro da mama, com o objectivo de ter um impacto significativo na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama no nosso país.

Sem comentários: