segunda-feira, 18 de julho de 2011

Associação Laço realiza 2ª edição do “Formar Laços”




O programa de voluntariado “Formar Laços” completa um ano de actividade. 20 formadores voluntários que permitiram à Associação Laço dar resposta a 119 pedidos de informação e realizar 57 workshops de Norte a Sul do País. Através destas acções fizeram chegar à população mensagens de sensibilização, educação, prevenção e boas práticas no cuidado do cancro da mama um pouco por todo o país. Através dos voluntários estas mensagens chegaram a escolas, centros de saúde e empresas de todo o país. O sucesso da iniciativa levou a Associação Laço a reforçar a sua aposta neste programa e a realizar uma segunda edição.

A 2ª edição do Formar Laços vai realizar-se no próximo mês de Setembro em Lisboa e tem como objectivo reforçar a formação junto dos voluntários que já fazem parte do programa Laços na Comunidade, assim como recrutar novos voluntários, nomeadamente para distritos que ainda não estão abrangidos pelo programa.

Rita Dagnino, Outreach Manager Associação Laço, mostra-se satisfeita com o sucesso da iniciativa. “Estamos muitos orgulhosos do programa Laços na Comunidade. Os voluntários que participam na formação recebem as ferramentas necessárias para alertar e educar a população para esta doença. Com base neste programa e após um ano de existência conseguimos fazer chegar as mensagens a inúmeras escolas, centros de saúde, empresas e outras instituições e isso deixa-nos muito satisfeitas. Acreditamos que uma população mais informada e sensibilizada para a doença vai tomar decisões mais conscientes na fase de prevenção e detecção precoce”.

O recrutamento dos novos voluntários foca-se essencialmente nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu, Açores e Madeira. Os novos candidatos deverão preencher a ficha de inscrição e consultar toda a informação necessária para participar na 2ª edição do Formar Laços.

Qual o perfil de um voluntário para o programa Laços na Comunidade? Ter preferencialmente formação na área da saúde ou psicologia, ter aptidão para falar em público e estar disponível para receber a missão de ser voluntário do programa.


Sem comentários: