sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cancro da Mama - Mitos e factos I

A Laço, em post's anteriores tem vindo a divulgar, com base nos lemas "Tome conta se si" e "Esteja alerta à mama", hábitos de vida saudáveis e situações de alerta que podem ajudar na prevenção e detecção precoce do Cancro da Mama.

Consideramos que estas informações são muito importantes e devem estar presentes no nosso dia-a-dia.

Mas tão importante como saber os factos, é conhecer os mitos, ou seja, as informações que de alguma forma chegam até nós mas que não correspondem à verdade e não têm qualquer fundamento científico. Por isso, a partir de hoje iremos dedicar alguns post's  a esta desmistificação sobre o Cancro da Mama.

Mito n.º 1
Os antitranspirantes provocam cancro da mama



Este boato tem sido amplamente divulgado (em grande parte através de e-mail). A mensagem geralmente informa que os antitranspirantes bem como a "água e o sabão" impedem o corpo de purgar toxinas perigosas e que determinadas toxinas ficam presos dentro do corpo. Estas toxinas, de acordo com o rumor, são depositados nos gânglios linfáticos debaixo dos braços, levando a mutações celulares e ao desenvolvimento do cancro da mama.

Este mito não tem qualquer fundamento científico. Todos os estudos realizados não encontraram qualquer  associação entre o uso de antitranspirantes ou desodorizantes e o cancro da mama.

Continue a seguir o "dia-a-dia" da Laço ...


Sem comentários: