quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cancro da Mama, resposta sempre à mão


Fala-se muito sobre o Cancro da Mama, por vezes nem tudo é verdadeiro e ficam sempre muitas dúvidas.

Neste livro, pode encontrar 350 perguntas e 350 respostas feitas por pessoas reais com dúvidas iguais às suas e respondidas de uma forma abrangente e  reconfortante pelas especialistas Emma Pennery, Val Speechley e Maxine Rosenfield.

Este livro é para todas as mulheres, para aquelas que foram diagnosticadas com cancro da mama e também para as mulheres que querem saber mais acerca deste assunto, desde os sinais e sintomas, o rastreio ou mesmo conhecer a sua mama.

A edição portuguesa é adaptada à realidade do nosso país e foi enriquecida com um prefácio de Simone de Oliveira.



Prefácio

Por Simone Oliveira

Quando me pediram para escrever uma digamos que introdução a este livro, não pensei que fosse tão difícil!
Podem ter a certeza que andei para trás uns anos… cada vez que aparecia uma palavra conhecida, da minha alma e da minha pele!
Penso sinceramente que vai ser uma ajuda imensa para todas as mulheres, porque na realidade quando somos apanhadas pela palavra “Cancro” é como se todo o céu se abrisse num buraco imenso, onde nos primeiros momentos, horas ou dias não conseguimos encontrar outro sentimento que não seja – MEDO- medo de tudo e sobretudo do que não se sabe. E claro… aquela dor estranha que nos abraça, e muitas das vezes nem sabemos o que dizer!
Fica-se mudo! O Mundo acabou, a vida acabou, o sonho acabou!
Mas não é assim! Não é!
Ao lerem este livro, e ao perceberem que o que se faz, e porque se faz, todas as coisas passam a fazer sentido e, temos de juntar a tudo, mas a tudo mesmo, o querer, o acreditar, o ser capaz de vencer as etapas; uma de cada vez claro, mas com uma só certeza: VOU VENCER!
Os médicos, os técnicos, as ajudas de todos os aparelhos que homens maravilhosos inventaram, servem para nos ajudar. Uma ajuda, que encontraremos na leitura calma, de todas as explicações e conselhos contidos neste livro, que já fazia falta em Portugal.
Muito se tem dito, feito e explicado em relação ao cancro da mama e, a “Laço” tem tido um trabalho brilhante e continuado em relação a todas nós.
Sei que não será propriamente um livro de cabeceira mas, será um livro para se aprender a conhecer desde o inicio esta complexa situação de doença.
Sei por mim, por experiencia própria, o valor de estar atenta a quaisquer sinais que o corpo nos dá. Aprendam a ouvi-lo! E não queiram passar ao lado de pequenas coisas… que podem ser extremamente importantes. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje – um ditado português que se encaixa perfeitamente a nós!
Este livro não é um livro, nem básico, nem triste. É um livro de verdades.
Gostaria que cada vez mais, todas as mulheres pudessem dizer – VENCI!
Será com essa palavra, com a força que ela tem, que nos ajudaremos a nós próprias.
Pedir ajuda aos outros não é nada tão difícil que não se possa fazer, quando em determinados momentos, o nosso corpo ou a nossa alma estão a precisar de mimos.
Não tenho grandes coisas para dizer além desta meia dúzia de linhas escritas com respeito, carinho e amor. A inter-ajuda é necessária em todas as ocasiões da nossa vida. Criar um “Laço” entre nós é também ajudar a laço a continuar o seu trabalho ao abrir cada vez mais caminhos, onde possam nascer flores em vez de pedras.

Há um tempo de estar vivo, que é este
Há um tempo de acreditar, que é este
Há um tempo de arco-íris, que é este
Há um tempo de vendaval, que já foi
Hoje há um tempo da cor do amanhã

Para todos e para a Laço, beijos da Simone

P.S. – e, por favor, leiam este livro porque é importantíssimo

Sem comentários: