quinta-feira, 21 de julho de 2011

Laço no “DIA V_ Voluntários Precisam-se”


A Associação Laço esteve presente no evento “DIA V_ Voluntários Precisam-se” que decorreu no dia 19 de Julho no cinema São Jorge.



Este evento inserido no âmbito do ano europeu do voluntariado 2011, foi o projecto final da turma 2 de Produção e Marketing de Eventos da Restart, Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.


 
Segundo a organização, foi "Um dia para reflectir questões e problemas diários no qual a importância e empenho do voluntário é fundamental".

Os objectivos dos autores do evento foram:
  • Dar a conhecer o trabalho de cada associação e quais as suas necessidades em termos de voluntariado. Da Laço, a responsável por esta missão foi a Outreach Manager, Ana Rita Dagnino, que depois de uma breve descrição da nossa associação e os seus objectivos, centrou o seu discurso na 2.ª edição do Programa de Voluntariado "Formar Laços". Este projecto que terá lugar em Setembro, tem como objectivo, recrutar e formar voluntários com a finalidade de futuramente apresentarem o programa "Laços na Comunidade" ao público-alvo.
  • Relembrar a importância do voluntariado "No contexto socioeconómico em que vivemos, o normal é que cada pessoa se preocupe mais consigo e olhe cada vez menos para o próximo", daí a necessidade de chamar a atenção para a importância do voluntariado.
  • Esclarecer os cidadãos sobre esta temática. Por um lado, explica Igor de Brito, responsável pela comunicação do evento, "as associações não podem viver sem voluntários e há pessoas que querem colaborar mas não sabem a quem se dirigir e como o fazer", por outro lado, "Queremos desmistificar o tema, muitas pessoas pensam que o voluntariado exige ocupação a tempo inteiro, um compromisso forte, mas não é isso, a ajuda é sempre bem-vinda, quer seja apenas uma hora por dia, sejam três ou sejam seis"
Para além da apresentação, esteve também num stand, representada em permanência com diversos materiais para informar e esclarecer todos os interessados.



Para a Laço, o balanço foi positivo: " Estas iniciativas são sempre importantes e gostaríamos de as ver respetida no futuro, de forma a tornarem-se um hábito e entrarem na "forma de vida" dos cidadãos".

Sem comentários: