quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nucha e Ivete Oliveira presentes no lançamento do Livro "Reconstrução Mamária: A escolha é sua"

A Associação Laço e a editora LIDEL contaram com a presença de Nucha e Ivete Oliveira no lançamento do livro - Reconstrução Mamária: A Escolha é sua - segunda obra editada em parceria no âmbito do Cancro da Mama. O evento contou ainda com a presença de Francisco George, Maria Joao Cardoso e José Rosa que em conjunto com a Nucha assinaram os prefácios.



“Ao longo desta grande caminhada que está a ser a minha experiência, tenho--me apercebido, cada vez mais, do quão importante é a informação que nos é transmitida e também a partilha de outras experiências. Segundo uma das testemunhas patente neste livro, «o que é bom para uns, pode não ser bom para outros», o que considero verdade, pois nem todos nós possuímos a mesma personalidade, maneira de reflectir sobre o que nos rodeia. Recomendo vivamente este livro a todas as pessoas, o qual intitulo de manual «S.O.S. Mulher», por ser uma grande ajuda nos momentos mais difíceis na vida de cada uma de nós. Afinal, «nós merecemos»!”

Nucha

in Prefácio


Nucha deu o seu testemunho e referiu como este livro foi importante para dar resposta a todas as dúvidas que surgiram ao longo do processo.
José Rosa, Director do serviço de Cirurgia Plástica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e cirurgião que acompanhou a Nucha referiu como a cirurgia oncológica sofreu uma enorme evolução ao longo das últimas décadas tendo dado origem à cirurgia oncoplástica que hoje é aplicada com metodologias cada vez mais precisas. A verdade é que “se qualquer obra de arte tem direito a ser restaurada a mulher também tem esse direito, a escolha é sua”, mencionou José Rosa.


Maria João Cardoso que traduziu e adaptou este livro à realidade portuguesa agradeceu o prefácio da Nucha referindo que “o prefácio pertence sem dúvida a este livro”. Está muito orgulhosa do trabalho desenvolvido na medida em que este livro vem dar resposta a muitas das questões colocadas pelas suas doentes.


Francisco George, da Direcção Geral de Saúde anunciou que o cancro passa a ser um dos assuntos que fazem parte das prioridades desta instituição. Esta decisão demonstra o compromisso do estado em combater o cancro da mama. Francisco George falou ainda da importância da prevenção, sendo necessário reunir todos os esforços para que as mulheres em Portugal tenham acesso ao rastreio.

Esta obra, com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, conta com o testemunho de mais de 60 mulheres que passaram pela experiência de cancro de mama e a decisão de fazer a reconstrução mamária. Foi através da sua vivência e relatos que foi criado este guia prático, destinado essencialmente a mulheres que hoje passam pela mesma experiência e que têm certamente inúmeras questões para as quais procuram respostas. Este livro é também muito útil para os milhares de profissionais de saúde que diariamente lidam com estas mulheres e respetivas famílias.

 Ao longo da obra os leitores encontram informação sobre todas as opções possíveis quando se fala de reconstrução mamária: Cirurgia ou não cirurgia? Qual o método no qual a mulher pode confiar? Voltará a sentir-se mulher? Qual o impacto emocional da mastectomia? Quais os principais riscos? Que consequências? De que forma os tratamentos afetam a reconstrução mamária? Que outras opções existem? Como vai ser a reabilitação?

Este livro abre o leque de opções e ajuda a dar resposta a estas e muitas outras questões que fazem parte da realidade de quem convive de perto com esta doença.
Reconstrução Mamária: A Escolha é sua contou com a tradução e adaptação à realidade portuguesa de Maria João Cardoso, Cirurgiã Mamária Oncoplástica na Unidade da Mama da Fundação Champalimaud e Professora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.


Dick Rainsbury Consultor e Diretor da Unidade da Mama no Royal Hampshire County Hospital em Winchester, no Reino Unido e Cirurgião especialista em mama, assim como Virginia Straker Investigadora no Winchester and Eastleigh NHS Healthcare Trust; tendo exercido também funções como enfermeira especialista em mama no Royal Hampshire Country Hospital em Winchester, no Reino Unido, são os autores deste livro que chega agora a Portugal.

Em paralelo com o lançamento deste livro, a Associação Laço, está neste momento a dar os primeiros passos na criação e coordenação de uma rede de contactos, onde se fala sobre reconstrução mamária. Um grupo de voluntárias disponibiliza-se para falar com mulheres que têm dúvidas sobre a temática podendo partilhá-las com quem já passou pela experiência. Se uma mulher está interessada em participar nesta rede apenas terá de contactar a Associação Laço através do site, facebook ou email . Esta rede entrou em funcionamento em Julho de 2011 e conta já com a participação de perto de 20 mulheres.

Veja as Fotos

Press Release

Sem comentários: