quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Viver Melhor para Vencer" apoia doentes oncológicos


Após alta hospitalar, os residentes nas freguesias de Cascais e Alcabideche, em tratamentos decorrentes de casos oncológicos e que se encontrem em situação socioeconómica debilitada, podem contar com o novo espaço "Viver melhor para Vencer". Criado no âmbito do acordo de colaboração que é assinado amanhã, sexta-feira, dia 5 de abril, às 10h00, o entre CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes e as Juntas de Freguesia de Cascais e de Alcabideche este espaço vai permitir apoiar os doentes nas despesas com tratamentos médicos realizados no Centro de Medicina Física de Reabilitação daquela instituição.


Com cerca de 150 atendimentos diários, o Centro de Medicina Física de Reabilitação do CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, tem vindo a prestar apoio em tratamentos após alta hospitalar na sequência de casos oncológicos a dezenas de residentes nas freguesias de Cascais e Alcabideche. Um apoio que, como adianta Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID, “o Serviço Nacional de Saúde passou a não comparticipar, criando muitas dificuldades a quem já não pode pagar mais nada. No último ano, o CRID apoiou, com recurso a muito trabalho voluntário, 82 doentes que precisavam de drenagens linfáticas, por exemplo”, acrescenta a responsável.

Esta despesa adicional para a instituição vai agora ser comparticipada, até 10 mil euros, pelas Juntas de Freguesia de Alcabideche e Cascais, que passam a colaborar com o CRID no novo espaço "Viver Melhor para Vencer". “Este é um projeto inovador especialmente pensado para os doentes oncológicos do Concelho de Cascais”, explica Lurdes Rocha Viera. “É uma ajuda complementar em valências inerentes ao imprescindível tratamento hospitalar que recebem, minorando assim as grandes dificuldades que os doentes oncológicos e seus familiares encontram no sistema de Saúde já de si sobrecarregado”, acrescenta deixando o repto: “queremos que possa ser alargado em breve a todo o concelho!”.

A celebração dos acordos conta com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e de Fernando Teixeira Lopes e Pedro Morais Soares, presidentes das Juntas de Freguesia de Alcabideche e de Cascais.

O CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na Rua de Faro, Pai do Vento Amoreira. Apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, esta instituição integra a Rede Social do concelho, proporcionando enquadramento a deficientes de todas as tipologias. Para um futuro a curto prazo tem em desenvolvimento a construção, assegurada pela Câmata Municipal de Cascais, de uma Complexo Social Integrado inclusivo, intergeracional e inovador, que possa dar resposta às necessidades residenciais dos deficientes que acompanha, alem de criar um centro ocupacional para deficientes profundos, mas também de outras famílias do concelho nas valências de lar, centro de dia, apoio domiciliário, creche inclusivas, entre outras. 

Sem comentários: