quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

90 anos do IPO de Lisboa

Realizou-se hoje a Sessão Comemorativa dos 90 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.


Para assinalar esta data teve hoje lugar a conferência "Importância da investigação na qualidade dos cuidados aos doentes com cancro" e contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

"90 Anos: o doente em primeiro lugar"

Para celebrar as nove décadas do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, foi criado o logótipo comemorativo "90 Anos - o doente em primeiro lugar", que tem por base a representação do aniversário dos 90 anos como as bodas de álamo - árvore robusta e resistente, tal como a história do instituto, também marcada pela resiliência e capacidade de superar obstáculos.

Ao longo da sua história, o instituto afirmou-se como um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no domínio da oncologia, com atividade abrangente nas áreas de investigação, ensino, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e continuidade de cuidados, assegurando, a cada doente, cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com o primado: "O doente em primeiro lugar".

O aniversário tem como referência a criação do Instituto Português para o Estudo do Cancro, primeira denominação do IPO de Lisboa, pelo Decreto n.º 9333, de 29 de dezembro de 1923. O instituto adquiriu personalidade jurídica própria, na dependência do Ministério da Instrução, com objetivos explícitos, visando o desenvolvimento da investigação, do ensino e da assistência, tendo posteriormente passado para a tutela do Ministério da Saúde, já com a denominação de Instituto Português de Oncologia.

Também a Laço faz parte da história do IPO de Lisboa e em 2011 ajudou a financiar a aquisição de equipamentos para a Clínica da Mama incluindo um novo Mamógrafo digital com tomossíntese.  



Mais informação no website do IPO

Sem comentários: