quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Um 2014 Feliz!!

Se alguma coisa não esteve tão bem em 2013... Dê a volta em 2014! E seja Feliz!

Queremos ajudar a que cumpra as suas resoluções para 2014. Este ano pense em si, tome conta de si e da sua saúde e procure a realização dos seus sonhos e desejos. Comece com pequenas mudanças quotidianas que lhe pareçam mais fáceis e depois vai ver que se habitua e que a motivação para conseguir a tão desejada mudança nunca mais a vai deixar!

Pense no que realmente quer para si e depois aja! São as acções que levam cada um de nós a materializarmos efectivamente cada desejo. E procure companhia nesta sua viagem, na família e amigos pode estar a motivação extra para atingirmos o nosso objectivo.

Em 2014, propomos que se comprometa com a sua saúde para que a sua vida possa ser mais saudável e mais feliz.

Aqui ficam algumas sugestões:

Coma melhor - 5 ao dia! As frutas e hortícolas devem estar presentes diariamente na nossa alimentação. Pode seguir estas dicas para ajudar a acrescentar estes alimentos às suas refeições diárias: Inicie o almoço e o jantar com um bom prato de sopa ou salada; acompanhe sempre o prato com salada ou hortícolas cozidos ou salteados; inclua  hortícolas nos seus cozinhados; procure consumir hortícolas com cores vivas e/ou aromáticos, pois estes são muito ricos em vitaminas, minerais, oligoelementos e agentes antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo de substâncias perigosas, designadas por radicais livres; prefira a fruta como sobremesa.

Procurar manter o seu peso dentro dos valores desejáveis para si – Para manter um peso corporal adequado temos de alcançar o equilíbrio entre o que comemos e os nossos gastos energéticos diários. Se precisa de perder peso procure uma dieta equilibrada que possa seguir, mas não faça nada radical que possa prejudicar a sua saúde. De preferência procure o conselho do seu médico ou de um nutricionista. Tenha atenção às quantidades que come (saiba mais sobre a roda dos alimentos) e às gorduras que ingere. Aumente o consumo de frutos, hortícolas, cereais e leguminosas (siga os conselhos acima - coma melhor!).
Para saber se tem excesso de peso pode calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Pode utilizar aqui a calculadora de IMC.

Torne-se mais activa - Sabemos que a actividade física tem inúmeras vantagens para a nossa saúde - cardiovascular, respiratória, metabólica, mental, assim como na prevenção das quedas, em especial, quando somos mais velhos - e permite-nos também gastar as calorias que se ingeriram em excesso na alimentação.
Se não gastarmos as calorias que ingerimos em excesso elas irão transformar-se em gordura que causa o excesso de peso. Portanto, uma das formas mais eficazes e saudáveis de prevenir ou de diminuir o excesso de peso é praticar actividade física regularmente. Pode escolher qualquer actividade que goste para se manter activa e não necessita de ser num ginásio ou de pagar mensalidade - se o puder fazer é óptimo - mas deve gostar mesmo, para que seja mais fácil, efectivamente, realizar essa actividade. Pode preferir dançar, correr, nadar, andar, é só escolher a que mais se adapta a si e começar!
Acima de tudo combata a inactividade, pode fazê-lo com sugestões simples mesmo enquanto trabalha, por exemplo: se fala ao telefone, ande em vez de ficar sentada, são minutos de actividade que acrescenta todos os dias! Suba as escadas, deixe o elevador - se ao principio for difícil pode subir ou descer um ou dois lances de escadas e apanhar o elevador para subir ou descer o resto. Deixe o seu carro mais longe e vá o resto do caminho a pé para o emprego. Se vai de transportes saia na saída antes da sua e caminhe o restante. Tudo (ou quase) é válido para ficar mais activa!

Tome conta de si e Feliz 2014!

Sem comentários: