segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reconstrução Mamária - A escolha é sua!

A Laço considera que a reconstrução mamária, bem como, a decisão de a fazer é um direito de todas as mulheres após fazerem uma mastectomia.

Para grande parte das mulheres esta não é uma escolha fácil e, por isso, tentámos criar algumas formas de ajuda para que possam tomar uma decisão informada.

Em Outubro de 2011, lançámos o livro “Reconstrução mamária: a escolha é sua”, traduzido pela Doutora Maria João Cardoso, Cirurgiã Mamária Oncoplástica e adaptado à realidade portuguesa.


Este livro fornece muita informação importante para o momento de tomar uma decisão: o que é uma reconstrução mamária, quando pode ser feita e as várias opções disponíveis. Conta ainda com o testemunho de mais de 60 mulheres que já viveram esta experiência e com o prefácio de Nucha.

"Este livro é um precioso manual de instruções, indispensável essencialmente às mulheres que padecem de um cancro de mama e pretendem que tudo corra da melhor forma possível; forma que incluí o bem-estar pessoal. Acho fundamental que todos conheçam as inúmeras opções que existem, e que são explicadas neste livro, pois acredito que todos nós temos direito à escolha.”

Por Nucha
Criámos ainda uma Rede de Informação sobre Reconstrução, na qual mulheres que já passaram por uma reconstrução mamária se disponibilizam para a partilhar a sua experiência com mulheres que estejam ou venham a passar por este processo.

Tendo consciência que nesta altura há muitas dúvidas e colocam-se muitas questões à mulher e muitas vezes é difícil encontrar informação ou simplesmente alguém com quem partilhar o que se está a passar. Assim, o que pretendemos é que possa haver um grupo de mulheres disponíveis a ouvir ou a responder a algumas questões práticas ou simplesmente partilhar a sua história.

Para aderir à rede, basta que preencha este formulário.

Para ter mais informações sobre este tema pode ainda consultar o nosso site ou a página do nosso blog.

1 comentário:

Helena Santos disse...

De vez em quando passo por blogues á procura de alguma força que me possa ajudar a aceitar e a continuar o processo...
Hoje é um dia mau, daqueles em que as lágrimas caem sem razão aparente...
Já tirei a mama em Maio de 2010 e sábado vou ter a primeira consulta para tratar da reconstrução. Estou muito nervosa e pouco informada. Não sei o que quero.Por vezes apetece-me desistir antes de começar... Sinto-me com pouca força para iniciar o processo, tenho medo . Não disse ainda a ninguém mas acho que estou a precisar de ajuda...
Um abraço grande e sucesso no vosso trabalho.
Helena Santos