quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cancro da mama metastático tem novo medicamento

Foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) um novo medicamento para o cancro de mama metastático fabricado pela Genentech.

Este medicamento, chamado Perjeta (pertuzumab) deverá ser usado juntamente com o Herceptin, medicamento já utilizado no caso de cancros da mama cuja causa são os elevados níveis da proteína HER2.



A combinação dos dois medicamentos será consideravelmente mais eficaz em comparação com o uso isolado do Herceptin. Ambos se ligam às proteínas HER2 na superfície das células cancerígenas mas de maneiras diferentes, melhorando em dobro os resultados.

Segundo o estudo publicado no "New England Journal of Medicine" ainda é cedo para dizer que "Perjeta" prolonga a vida mas as primeiras tendências foram favoráveis.
O ensaio clínico revelou que a doença nas pacientes que tomaram os dois medicamentos em simultâneo demorou cerca de 18 meses a piorar, comparativamente com a média de 12 meses nas pacientes que tomaram apenas Herceptin.

Genentech, uma subsidiária da Roche,está também a trabalhar num terceiro medicamento para HER2 chamado T-DM1, que combina o Herceptin com uma poderosa toxina. Os dados de um ensaio clínico de T-DM1 geraram entusiasmo na Sociedade Americana de Oncologia Clínica.


Notícia NY Times


Sem comentários: