sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Laço oferece equipamentos de diagnóstico e tratamento do cancro da mama ao Centro Hospitalar de São João

A Associação Laço reforçou o seu apoio ao Centro de Mama do Centro Hospitalar deSão João com a oferta de dois equipamentos que vão contribuir para que as mulheres tenham acesso a um diagnóstico e tratamento do cancro da mama mais eficaz e seguro. Uma máquina de radiografia digital de peças operatórias, a primeira a funcionar em Portugal, e uma cadeira para a realização de biópsias são os dois equipamentos que já estão em funcionamento no Centro Hospitalar deSão João, no Porto. 




Uma das recomendações do Parlamento Europeu sobre a luta contra o cancro da mama na União Europeia, é a criação de unidades de mama. A implementação deste tipo de unidades resulta da reunião de inúmeros fatores, como um espaço único dentro de uma unidade hospitalar e o acompanhamento por parte de uma equipa especializada, multidisciplinar e dedicada, que se foca no paciente. Esta realidade chegou ao CentroHospitalar de São João em 2008, com o apoio da Associação Laço.





Quatro anos depois a Associação Laço volta a apoiar esta unidade com a oferta de uma máquina de radiografia digital de amostras, um Faxitron, da Biovision, que está em funcionamento no bloco operatório durante as intervenções cirúrgicas. Muitas destas cirurgias exigem que os especialistas verifiquem se conseguiram retirar a totalidade do tumor assim como o cumprimento da margem de segurança prevista.


A Associação Laço ofereceu também uma cadeira Siemens, modelo Ak 5010MBS, que é utilizada nas biopsias e que pode ser colocada em inúmeras posições de acordo com as necessidades de intervenção no paciente. Para além disso está equipada com apoios almofadados, garantindo sempre o conforto da paciente.


Segundo o Prof. António Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar deSão João, “estamos muito orgulhosos por ser o primeiro hospital em Portugal a ser equipado com um Faxitron que vai certamente tornar todos os procedimentos mais eficazes, diminuindo também os tempos de espera”.
Hospital de São João

Lynne Archibald, Presidente da Associação Laço refere “estamos muito satisfeitos com a concretização de mais um projeto e esperamos desta forma contribuir para que o Centro Hospitalar de São João possa continuar a oferecer aos seus pacientes um diagnóstico e tratamento da mais alta qualidade, beneficiando dos avanços tecnológicos para o bem-estar das mulheres. ” 





Sem comentários: