segunda-feira, 1 de julho de 2013

O cancro e a sexualidade


Um artigo recente de ABC News aborda mais uma vez a temática "O cancro e a sexualidade", que relata o caso de Kristen Howard que diz que os médicos nunca falaram com ela sobre os efeitos secundários sexuais da quimioterapia.



As alterações na vida e saúde sexual da mulher com cancro da mama é um assunto importante e com grande relevância na sua recuperação e estabilidade emocional. No entanto, é um assunto pouco ou nada abordado pelos profissionais de saúde, sejam médicos ou enfermeiros, ou outras pessoas que acompanham a mulher no seu percurso pela doença.


Segundo este artigo, os profissionais de saúde estão focados em tratar a doença e abordam apenas efeitos secundários como a dor, sono, nauseas ou vomitos. 

Fala também das lacunas em termos de formação dos profissionais especializados, sendo que, ou são terapeutas sexuais e não têm conhecimentos de cancro, ou pelo contrário, são psico-oncologistas mas não têm conhecimentos de terapia sexual.

Um elevado número de mulheres sobreviventes de cancro da mama sentem os efeitos secundários sexuais relacionados com os tratamentos.


Leia o artigo completo.

Sem comentários: